Fundada em 2020
A Nossa Cervejeira Artesanal de Santa Maria
VISITE A NOSSA LOJA ONLINE
fabrico de cerveja
1º Moagem do malte
A função da moagem é quebrar os grãos do malte para possibilitar a atuação de enzimas durante a brassagem.
2º Mosturação
O malte moído é adicionado à água pré-aquecida para ativar as enzimas e converter o amido em açúcares menores, fermentáveis.
3º Filtragem/Lavagem
O objetivo desta etapa é separar o mosto (líquido) dos grãos (bagaço) e extrair o máximo possível dos açúcares fermentáveis.
4º Fervura
A fervura serve para esterilizar o mosto e eliminar substâncias que podem conferir sabores e aromas desagradáveis a cerveja, além de ser responsável por conferir o amargor à cerveja, através da isomerização do lúpulo.
5º Separação do trub
A separação do trub, um aglutinado de proteínas e outras impurezas que não devem seguir para o fermentador, é feita através da realização do Whirpool, um redemoinho gerado pelo movimento circular do mosto com a utilização da pá cervejeira, concentrando os sólidos do trub no centro da panela.
6º Resfriamento
Ao desligar a panela de fervura devemos esfriar o mosto o mais depressa possível. Pequenos volumes de mosto podem ser resfriados em uma tina contendo água e gelo, mas o modo mais eficiente é utilizando um trocador de calor (Chiller) de imersão, de placas ou de contra-fluxo.
7º Cerveja
Com o mosto resfriado está concluída a brasagem… Agora é hora de inocular o fermento e deixar as leveduras fazerem seu trabalho! Durante a Fermentação as leveduras irão converter os açúcares em dióxido de carbono (CO2) e álcool, e o resultado é a NOSSA CERVEJA!